Random Posts

3/randomposts

segunda-feira, 1 de abril de 2019

OLHAR TÉCNICO | ITAPIPOCA ESTÁ FORA DE PERIGO EM TRAGÉDIAS EM MEIO AS FORTES CHUVAS?

Foto: ArtDutra

ENTENDA COMO ESTÁ O ANDAMENTO DAS AÇÕES PARA EVITAR DESASTRES EM MEIO AS FORTES CHUVAS NA CIDADE DE ITAPIPOCA

[COMPARTILHE]
Renan Caxilé

A cidade de Itapipoca no ano de 2019 tem enfrentado problemas com as fortes chuvas. Os reservatórios do município não recebia água das chuvas há mais de 4 anos, não existia a expectativa de sangramentos em reservatórios que eram comum sangrar todos os anos, por anos a população não tinha expectativa para o sangramento dos reservatórios de água. No início de 2019, as chuvas que banharam Itapipoca demostraram a esperança de dias melhores para a cidade, expectativa de um inverno forte. O município é cercado de reservatórios de água, de grande porte e pequeno porte, reservatórios particulares e públicos.

No ano de 2009 a cidade de Itapipoca presenciou uma das maiores cheias, muita casa inundadas, famílias desabrigadas e a preocupação, além da aflição dos munícipes, a sede do município, distritos e localidades sentiram sorte a ação da natureza no inverno de 2009. 10 anos se passaram, e entre 31 de março há 01 de abril a cidade novamente rever o que aconteceu no ano de 2009, o medo tomou de conta mais uma vez, a aflição fez com quê muitas família não dormisse, pastorando seus móveis e com medo das fortes águas que entravam em suas casas o arrastassem a um lugar sem volta. As Fortes chuvas deixaram os reservatórios com a capacidade máxima, transbordando água aos demais reservatórios, entre eles, a roda da água deixou de percorrer o percusso desenhado para passar a diante das casas, muitos bairros da cidade de Itapipoca enfrentaram a dificuldade de se localizarem em regiões baixas da cidade. As pessoas que residem no Bairro Mourão e adjacentes passaram por horas difíceis em meio as fortes chuvas neste fim de mês para começo de mês. Um dos reservatórios particulares expandiu sua capacidade, transbordando e seguindo o percusso até invadir casas, ilhar bairros e desabrigar pessoas. Muitas pessoas tiveram seus lares invadidos pela água, perderam materiais e alimentos.

O Prefeito de Itapipoca, João Barroso acionou os órgãos competentes sobre o caso, e foi criado um Comitê de Crise, Corpo de Bombeiros de Itapipoca, Defesa Civil, COGERH, Secretaria do Trabalho e Assistência Social são os membros deste comitê, que logo se reunião para prestar assistência a população Itapipoquense e avaliar os reservatórios da cidade de Itapipoca. Com o objetivo de evitar alguma catástrofe no município, as ações iniciaram na noite domingo, 31, a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Edna Pinheiro, convocou toda a secretaria para prestar assistência as pessoas que sofreram perdas ainda na noite da cheia. Um mutirão foi realizado, uma campanha de arrecadação de alimentos foi feita pela Prefeitura de Itapipoca, o Secretário de Educação, Paulo Henrique imediatamente disponibilizou a Escola Maria Magalhães para abrigar as pessoas que ficaram desabrigadas, disponibilizando também nesta ação a distribuição de cestas básicas doadas no ponto de apoio divulgado. A famílias que enfrentaram este problemas tiveram e estão tendo visitas dos Assistentes Sociais e recebendo todo o auxílio necessário.

Na manhã desta segunda-feira, 01, o Prefeito, João Barroso, Vice, Edísio Pacheco, Setor de Comunicação e Eventos, Corpo de Bombeiros de Itapipoca, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos - COGERH, Defesa Civil do Ceará, Engenheiros da Prefeitura de Itapipoca e Gabinete de Crise, estiveram realizando as fiscalizações nos Açudes e Barragens do município. O Açude da Nação e as barragens que o cercam foram visitadas pelos técnicos, com mais de 3 horas de duração a vistoria, foi comprovado que não existe nenhum problema que possa causar algum tipo de catástrofe por conta das fortes chuvas. Na localidade de Santa Rira (Serra), os técnicos encontraram um reservatório com bastante água que direcionava o percusso dela até um dos bairros de Itapipoca, a água que abastece os reservatórios do sr.Augustinho Menezes, com as fortes chuvas que desceram no dia 31 de março, o reservatório recebeu muita água da serra, e transbordou, o resultado foi bairros ilhados e casas inundadas. Porém mesmo com o episódio desta data, os técnicos avaliaram a Barragem de Santa Rita e afirmaram não ter a possibilidade de acontecer algum desastre, descendo a serra, o bairro do Mourão foi visitado, 3 reservatórios de água, incluindo o açude do Mourão foram fiscalizado e não apresentaram nenhum risco, os problemas que surgiram diante as vistorias foram, a limpezas de bocas de lobos [passagens de águas] e remoção de lixo em alguns reservatórios.

Todos os reservatórios fiscalizados tiveram a aprovação dos técnicos da COGERH, Defesa Civil, Bombeiros e Engenheiros. O Prefeito de Itapipoca e o Vice-Prefeito, Edísio Pacheco visitaram todos os lugares citados, participaram diretamente das ações, visitaram os pontos de alagamento e famílias que enfrentaram esta infelicidade, assegurou toda a assistência necessária aos necessitados e demostrou satisfação ao lado dos técnicos por não encontrarem problemas que levem o município a ferir seus munícipes com a ação das fortes chuvas.

ITAPIPOCA CORRE RISCO DE CATÁSTROFE COM AS FORTES CHUVAS ? 
As avaliações realizadas pelos técnicos afirmam que Itapipoca está fora de perigo, não existe problemas que possam causar uma tragédia, mesmo que as chuvas sejam bem mais fortes. ITAPIPOCA ESTÁ SOB CONTROLE no olhar técnico dos Bombeiros, Engenheiros, Defesa Civil, COGERH. 


Deus é fiel. 



Itapipoca em Foco - O Seu portal de notícias
Há 05 anos informando você

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates