Random Posts

3/randomposts

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Quantidade de drogas apreendidas no CE em 2016 cai 13%

QUANTIDADE DE DROGAS APREENDIDAS NO ESTADO DO CEARÁ CAI 13%

Pelo segundo ano consecutivo, a quantidade de drogas apreendidas no Ceará diminuiu. Em 2016, foram recolhidas 2,8 toneladas de entorpecentes no Estado, incluindo maconha, cocaína e crack. O balanço é 13% menor que o de 2015. Em Fortaleza e na Região Norte, porém, houve aumento de 6% e 3%, respectivamente, nas apreensões. Já as regiões Sul e Metropolitana registraram queda de 34% e 33%.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a maior queda foi na apreensão do crack, de 26%, seguida da redução no recolhimento de maconha (13%) e de cocaína (7%). Secretário adjunto, o coronel Lauro Prado atribui a queda às grandes apreensões, que acabam impactando no dado geral. “Elas acabam influenciando quando comparadas com apreensões menores, em abordagens”, diz.

Titular da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), o delegado Sérgio Pereira não soube explicar os motivos da redução, mas destacou que as apreensões da delegacia aumentaram 53% em 2016, indo de 778,6 toneladas para 1.188 toneladas.

Apreensões
Na semana passada, em três ações distintas, agentes da DCTD apreenderam 103 kg de maconha, em Fortaleza. Na terça-feira, 10, um casal foi preso com 45 kg da droga, no Tancredo Neves. Conforme a delegada Patrícia Bezerra, que coordenou a ação, a dupla trabalha para Eduardo Alves Augusto, 24, preso em junho de 2015, na Capital, pelo tráfico de 1,5 mil comprimidos de ecstasy. 
Antônio Teles de Sousa Cruz, 27, e Débora Rafaela Lima Mourão, 28, estavam em um carro com cerca de 5 kg de maconha. Antônio teria dito que a droga pertencia somente a ele, revelando que possuía mais entorpecentes em casa. Na residência, outros 40 kg de maconha foram recolhidos.

“Tinha drogas em todos os lugares da casa, inclusive na geladeira”, disse Patrícia, acrescentando que não havia como confirmar que Débora não tinha participação no crime. Também foram recolhidas munições de calibre 38, 32, 40 e 12. O casal foi autuado por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de munição de uso restrito e permitido. Débora não possuía antecedentes criminais. Antônio respondia por roubo.

Já no dia 12, no Mondubim, Luís Vieira da Silva Filho, 38, e Raimundo Nonato Façanha da Costa, 35, ambos sem antecedentes, foram capturados com 57 kg de maconha. Nonato entregava o material a Luís no momento da abordagem. Ambos foram presos por tráfico e associação para o tráfico. Conforme o delegado Sérgio Pereira, o proprietário do material, que atua na comunidade Parque Santana, no mesmo bairro, foi identificado e está sendo procurado.

No mesmo dia, no Antônio Bezerra, o universitário Lauro Chagas de Oliveira Neto, 22, foi preso com 1 kg de maconha. A droga estava na residência do jovem, que cursa Direito e também foi autuado por tráfico. “A investigação mostra, com clareza, que ele era traficante. Ele disse que passava por dificuldades financeiras e viu no tráfico uma oportunidade de conseguir dinheiro fácil, mas conseguiu foi dor de cabeça”, detalhou Sérgio. (Thiago Paiva)

Fonte: www.opovo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates