Random Posts

3/randomposts

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Tiro de Guerra 10-015, Itapipoca, inicia o ano focado na boa formação militar e do cidadão

Conheça um pouco do Tiro de Guerra de Itapipoca. O Chefe do TG esclarece alguns aspectos sobre o trabalho realizado.  

 O Tiro de Guerra 10-015 inicia mais um ano de trabalho. O nosso portal apresenta aos itapipoquenses, um pouco desta Organização Militar que presta um importante trabalho a sociedade. O Chefe do Tiro de Guerra, responde perguntas do nosso Portal Itapipoca em foco.

- Quem é o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 10-015?
R: O Subtenente FRANSÉRGIO atualmente Chefia os trabalhos no TG 10-015. É Arma de Infantaria e formado na Escola de Sargentos das Armas, localizada em Três Corações/MG, no ano de 1995. Ao ser nomeado para o cargo de Chefe de Instrução do TG 10-015, estava servindo no Rio Grande do Sul. É nascido em Juiz de Fora/MG, tem 40 anos de idade, é casado e tem um filho.

- O que é o TG 10-015 (ITAPIPOCA/CE)?
R: O Tiro de Guerra 10-015, como todos os outros Tiros de Guerra do Brasil, faz parte de uma experiência bem sucedida entre o Exército Brasileiro e a Sociedade Brasileira, representados pelo poder público municipal e os milhares de cidadãos brasileiros que ingressam nas fileiras do Exército anualmente. É uma instituição militar do Exército Brasileiro encarregada de formar atiradores e/ou cabos de 2ª categoria (reservistas) para o Exército. 


Os TGs são estruturados de modo que o convocado possa conciliar a instrução militar com o trabalho ou estudo, proporcionando a milhares de jovens brasileiros, principalmente os que residem em cidades do interior do país, a oportunidade de atenderem a Lei e prestarem o Serviço Militar Inicial. A organização de um TG ocorre de acordo firmado com a prefeitura municipal e o Comando da 10ª Região Militar. O Exército Brasileiro fornece os instrutores (normalmente 1º Sargentos ou Subtenentes), fardamento, equipamentos e todo o material militar para as instruções, enquanto a administração municipal disponibiliza as instalações e sua conservação. O Prefeito Municipal é o Diretor do Tiro de Guerra.

- Qual a missão principal do Tiro de Guerra?
R: É a formação da reserva de 2ª Classe, representada pelos atiradores que concluem com aproveitamento o Tiro de Guerra, torna-se um valioso instrumento de constituição da reserva, nos casos de decretação da mobilização nacional, e numa análise mais ampla,

poderão representar um fator adicional no poder dissuasório, que a reserva do Exército exerce nas diferentes Hipóteses de Emprego (HE) das Forças Armadas Brasileiras. Ainda, auxilia na formação de cidadãos cônscios sob os seus direitos e deveres na sociedade onde estão inseridos, transformando-se como verdadeiros elementos modificadores das duras condições das regiões em que residem, consistindo-se como centro de formação das futuras lideranças comunitárias e municipais quer no campo da política, da educação, da governança, da iniciativa privada, ou seja, cidadãos que terão franca e intensa participação no desenvolvimento regional e nos benefícios sociais que se desdobram com essa possibilidade. Tudo sem impactar na vida do jovem cidadão, haja vista, que considerável parte de sua rotina é mantida inalterada, conciliando-se o trabalho, estudo e família. 

- Qual a importância do TG para a sociedade?
R: Permite aos municípios que possuem Tiro de Guerra, oferecer aos seus cidadãos uma oportunidade de conhecer a Força Terrestre através da matrícula nesse Órgão de Formação da Reserva (OFR), e complementar a formação moral, cívica e militar, incrementando a educação para esta faixa etária de seus munícipes. Também permite que o jovem cidadão não se desloque para outros municípios, haja vista que os municípios que não possuem Tiro de Guerra poderão ser classificados como municípios tributários (fornecedores) de contingentes para as Organizações Militares da Ativa (OMA), conforme preconizado na Lei de Serviço Militar (LSM) e seu Regulamento (RLSM). É comum nos quadros do Exército Brasileiro, a continuidade na carreira militar, por antigos “Atiradores” de TG, que após o cumprimento do serviço militar inicial, demonstraram pendor para a carreira das armas, ingressando por concurso público nas diferentes escolas de formação de Oficiais e Sargentos, como consequência da vocação despertada por ocasião de ter servido o TG. 
Outra grande vantagem dos municípios que possuem sede de Tiro de Guerra é poderem contar com um eventual apoio, mediante autorização do Exército, nos casos de calamidades públicas, catástrofes (podendo ser ou não por causas naturais) e em atividade que visem atendimento a população e campanhas de saúde pública. 

- É permanente a estadia do Chefe de Instrução no TG ou é previsto rodízios?
R: As nomeações dos Chefes de Instrução dos TG de todo Brasil, são por período de 02 (dois) anos. Porém, é permitido mediante solicitação, que o militar permaneça por mais um ano. Esse interesse depende muito de cada militar, de sua família, de aspirações na carreira.

Minha nomeação foi para os anos de 2016 e 2017.

- Como é o trabalho dentro do Tiro de Guerra 10-015?
R: É um trabalho sério. Orientado e fiscalizado pelo Comando da 10ª Região Militar, que fica em Fortaleza/CE, através da Seção de Serviço Militar e da Subseção de Tiros de Guerra, que visitam periodicamente o Tiro de Guerra. Existe um Programa Padrão Básico de Instruções Militares (PPB), a ser cumprido. Além das instruções militares, trabalhamos para colaborar para a boa formação moral dos matriculados, com instruções e bons exemplos de trabalho comunitário, campanhas cívico-sociais, defesa civil, o desenvolvimento de atributos da área afetiva, a prática diária de virtudes militares, conciliado com as instruções de atitudes contrárias e de combate aos vícios, podendo configurar em poderoso instrumento de formação e desenvolvimento do caráter do jovem cidadão.

- Todas as cidades possuem esse trabalho?
R: Em relação à 10ª Região Militar, que abrange os estados do Ceará e Piauí, temos 14 (quatorze) Tiros de Guerra. Alguns foram fechados por falta de apoio das prefeituras municipais. Mas, nas cidades onde existem TG abertos, o trabalho tem o mesmo padrão, seguindo as orientações do nosso escalão superior e a legislação vigente. Para que esse trabalho seja bem desenvolvido é muito importante o apoio efetivo da prefeitura.

- Para finalizar, deixe um recado para a sociedade sobre esse trabalho.
O Tiro de Guerra é da sociedade e para a sociedade, por isso, conheçam, visitem-nos, e que, a sociedade apoie sempre esse importante trabalho. Muito me orgulho de estar aqui em Itapipoca/CE, cumprindo a nobre missão de formar parte da reserva de 2ª categoria do Exército Brasileiro e colaborar na formação moral e cívica dos jovens que tem a oportunidade de prestar o Serviço Militar Inicial no TG 10-015. 


Subtenente FRANSÉRGIO
Acompanhe o Tiro de Guerra TG 10-015 Nas redes socais! AQUI





Itapipoca em Foco -  O Seu portal de notícias.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates